
Todas as pistas fazem sentido (Parte 2)

O Manto que o Ico usa
Uma das evidências que pode tornar o Final Secreto de Shadow of the Colossus ser real são os mantos (em forma de avental) que Ico, Emon e Wander usam. Podemos observar nas imagens acima, que o manto de Ico tem as mesmas cores que o manto de Emon, isto é, os símbolos com formas de letras "m" e "Y", respectivamente foram pintadas nas cores cinza e rosa, enquanto o manto que o Wander usa, foram pintadas de azul claro. Isto pode significar que Ico é descendente de Emon e não de Wander.
Os 8 colossus ocultos nos 8 blocos de pedra
Outra evidência que pode comprovar a existência de uma nova modalidade onde são enfrentados mais 8 colossos, é que além dos 8 blocos de pedra representarem lugares vistos do céu e pontos de intersecção, eles também podem representar imagens dos 8 colossus adicionais. Observe:
Sabemos que o disco do jogo contém mais arquivos que não correspondem com as ações normais que fazemos no jogo. Por este motivo, os jogadores hackers denominam que esses arquivos são "restos" ou "sobras" do projeto. Porém, na "Nova Teoria" estes arquivos podem corresponder ao conteúdo "Ultra Secreto" do jogo, isto é, o Final Secreto junto ao modo Very Hard. Fumito Ueda junto com a sua equipe Team Ico podem ter incluído algo a mais no projeto inicial do jogo chamado Nico e podem ter decididos implementar na versão Final, na qual, este conteúdo adicional não poderia ser acessado por jogadores hackers e nem por programas hackers, como Dormin Editor para versão PAL-M criado por Xplorer (Matheus Eduardo) e Dormin Viewer criado por Youmoosotc, pois os recursos desses dois programas podem ser limitados se uma ação do jogo não for completada num determinado momento, isto é, se a suposta cena da ave levando Wander para a represa na Região Leste não for liberada, o programa pode não fazer a leitura dos arquivos correspondentes ao suposto conteúdo "Ultra Secreto".
Vamos analisar alguns arquivos que podem corresponder ao conteúdo "Ultra Secreto":
- Análise 1: Arquivos correspondente ao suposto 17º colosso
sound/se/boss17.hd
sound/test_adpcm/boss17_dead.sts
sound/test_adpcm/boss17_dead.int
sound/test_adpcm/boss17_boot.sts
sound/test_adpcm/boss17_boot.int
O jogador Nomad Colossus havia encontrado no disco, os arquivos acima e dito o seguinte:
"- You can't use these files they are just a fragment of code left over from earlier development. But boss17 could be referring to Dormin, only Dormin doesn't die in the game so the 'boss17_dead' makes no sense."
A tradução de sua mensagem: "- Você não pode usar esses códigos, porque eles parecem algum tipo de fragmento em códigos que restaram de um desenvolvimento do jogo mais antigo (beta). Mas o boss_17 pode estar se referindo a Dormin, Dormin é o único que não morre no jogo, então o 'boss17_dead' não faz nenhum sentido."
Segundo o meu palpite para a Nova Teoria, estes arquivos podem corresponder mesmo a Dormin, como Nomad havia dito, porém pode ser de Dormin no corpo de Emon. Todas as palavras nos arquivos estão escrita em inglês, isto é, se analisarmos o primeiro arquivo "sound/se/boss17.hd", podemos observar que as letras se (em destaque entre sound e boss17.hd), podem corresponder as iniciais das palavras em inglês: "secret ending", que significa "Final Secreto". Já as palavras em inglês "dead" e "boot" dos outros arquivos, correspondem respectivamente a "morto" e "pontapé", isto é, essas duas palavras estão associadas ao colosso Dormin: "morto" está ligado a Dormin por ser uma entidade morta como Nomad Colossus havia dito, e além disso, a palavra "pontapé" pode estar relacionado a joelhada que o colosso Dormin dá ao solo, pois no Final Comum, existe um comando que ao apertar o botão X, a besta levanda a perna e tenta acertar uma joelhada em Emon junto aos seus guardas.
- Análise 2: Arquivo de arco-íris
rainbow_flare.nto
A palavra "rainbow" corresponde a arco-íris, enquanto a palavra "flare" possui vários significados: pode significar expandir, dilatar e alargar como também pode significar brilhar, resplandecer, arder, queimar, labareda, etc. Isto é, podemos imaginar que o arquivo corresponda algo como "arco-íris de chamas", no qual, nos levaria a suposta cena em que a ave tira o Wander da enorme cratera e leva até a represa da Região Leste das áreas inacessíveis do mapa, pois tanto a cratera quanto a represa possui duas estruturas em forma de arco-íris e ambas teriam relação com a chama, na qual, seriam "dois arco-íris de chamas". Observe:

Ao comparar o bloco de pedra com o colosso Spider (Aberth), podemos observar em ambas as imagens, o corpo do colosso junto as suas patas e mais a enorme ponte do lado do colosso.

Ao comparar o bloco de pedra com o colosso Javali (Sirius), podemos observar em ambas as imagens, a boca e os olhos, além da máscara no rosto do colosso.

Ao comparar o bloco de pedra com o colosso Phoenix (Adar Flam), podemos observar em ambas as imagens, o pescoço e as asas do colosso, além das nuvens no céu.

Ao comparar o bloco de pedra com o colosso Roc (Avus ou Black Bird), podemos observar em ambas as imagens, o corpo escamoso e os pêlos das asas do colosso.

Ao comparar o bloco de pedra com o colosso Worm (Dionin), podemos observar em ambas as imagens, o pequeno buraco na face do colosso, além do contorno em sua face em forma de couve-flor.

Ao comparar o bloco de pedra com o colosso Devil (Pholux), podemos observar o seu rosto semelhante com o rosto no bloco.

Ao comparar o bloco de pedra com o colosso Monkey, podemos observar em ambas as imagens, a coroa e os braços entendidos se pendurando em alguma coisa.

Ao comparar o bloco de pedra com o colosso Griffin (Kyos), podemos observar que a cabeça junto com a parte debaixo de seu corpo se assemelha com a do bloco. Além disso, as pequenas asas em suas costas podem se assemelhar com as duas partes escuras desenhadas na parte de cima do bloco.
Dormin pode ter sido dividido em 24 partes

É difícil compreender a real existência de Dormin, isto é, não podemos afirmar o que ele é, como ele passou a existir, etc. Tudo o que podemos fazer é teorizar. Entedemos que sua existência possui simultaneamente dois sexos, pois durante o jogo, ouvimos vozes masculinas e femininas serem ecoadas pelo buraco do teto no Santuário da Adoração. Porém, no final do jogo, quando Dormin se materializa no corpo de Wander e fala para Emon que ele foi dividido em 16 partes, apenas ouvimos "vozes masculinas" serem faladas pela besta. Ou seja, não ouvimos Dormin falar com "vozes femininas" em momento algum quando está na forma de besta. Poderíamos teorizar a seguinte hipótese: Apenas a essência de Dormin de sua parte masculina pode ter sido dividida em 16 partes e aprisionadas em 16 colossos cada parte, na qual, cada um desses colossos possui um ídolo em forma de monumento, enquanto a essência de Dormin de sua parte feminina pode ter sido dividida em 8 partes e aprisionadas em 8 colossos supostamente ocultados no jogo, cada parte. Cada colosso oculto pode possuir um ídolo em forma de gravura litografada em cada bloco de pedra (como foi comparado no texto acima), e o conjunto de estruturas que sustentam a enorme ponte podem representar um 17º ídolo correspondente aos 8 colossos extras, isto é, se os 8 colossos ocultos forem derrotados, a enorme ponte pode se autodestruir, pois quando as sustentações entram em colapso, uma estranha luz de coloração azul é expulsada para fora, semelhante a estranha luz que autodestrói os monumentos dos 16 colossos do jogo (no Final Comum).
Por que a enorme ponte se autodestruiu no Final Comum, se na história do jogo nem sequer enfrentamos os 8 colossos ocultos?
A única explicação que teríamos neste caso específico, é que a parte masculina de Dormin possuiria relação de vida com a sua parte feminina, pois Dormin pode coexistir, ou seja, um existe para o outro. Isto é, se a parte masculina de Dormin deixar de existir totalmente, a parte feminina também deixa de existir, ou vice-versa. No Final Comum, quando Emon abre um portal de luz, os restos de magia sagrada purificou totalmente a parte masculina de Dormin materializada em Wander, na qual, Wander regrediu espiritualmente para um bebê começando a sua idade do zero. Isto é, não há nenhum vestígio existente da parte masculina de Dormin. Com este resultado, a parte feminina de Dormin deixou de existir provocando automaticamente a morte dos 8 colossos ocultos, na qual, os seus sigilos mágicos foram automaticamente rompidos em seus corpos, liberando os tentáculos negros que ficaram pairando em torno desses colossos. Contudo, as sustentações da enorme ponte entraram em colapso com a morte desses colossos, enquanto Emon e seus guardas tentam escapar do lugar. Ou seja, os 8 colossos ocultos também possui relação de vida com a parte feminina de Dormin. Já no suposto Final Secreto, o único vestígio que teríamos para a parte masculina de Dormin ainda continuar existindo, é o chifre quebrado durante a quada da besta materializada em Emon no andar acima, pois este vestígio seria uma dica do chifre quebrado na estátua à direita na ponte do jogo Ico, próximo do primeiro ponto de salvar em forma de sofá.
O colosso Roc "lendário Black Bird" aparece no trailer Beta



O arco-íris da imagem acima à esquerda que corresponde a entrada da Arena do 11º colosso possui um semblante quadrado em seu piso que corresponde ao símbolo referente a chama, pois os triangulos na margem do quadrado, são os mesmo que aparecem na mandala acima da porta-parede e do retâgulo na porta-parede no Templo do Fogo. Já o arco-íris da imagem acima à direita é formado por tijolinhos de cor alaranjado e como a chama possui uma tonalidade laranja, poderíamos dizer que esta estrutura, também é um arco-íris de chamas.
Os 25 Pontos de Salvar correspondentes aos 25 colossus do jogo

O jogo possui 24 pontos de salvar em forma de miniaturas do Santuário da Adoração espalhados pelo jogo, além do ponto de salvar no próprio Santuário da Adoração localizado na saída, juntos as três escadas. Em relação a Nova Teoria, cada ponto de salvar seria correspondente aos 25 colossus enfrentados no jogo. O ponto de salvar do Santuário da Adoração corresponderia ao próprio Dormin que é enfrentado no suposto Final Secreto, enquanto as 24 miniaturas do santuário espalhados pela Terra Proibida corresponderiam aos 16 colossos que enfrentamos nos modos Normal e Hard e os 8 colossus ocultos que seriam enfrentados no suposto modo Very Hard.
Questionamentos sobre a história do jogo Ico

Quando jogamos Ico pela primeira vez tudo o que vemos durante o lado da história (side story) são os seguintes acontecimentos:
- Três guerreiros, sendo que dois deles possuem chifres, levam o protagonista Ico para o Castelo da Névoa, o lar da Rainha, e apriosionam o Ico numa espécie de sarcófago, pelo motivo de Ico representar um "mau presságio" para a aldeia desses guerreiros.
- Quando Ico e Yorda tentam escapar do castelo, surge a Rainha, mãe de Yorda, e diz para Ico, que a sua filha não pode conviver lá fora com os humanos.
- No final do jogo, a Rainha revela a Ico que o seu plano que é alcançar a vida eterna drenando a energia espiritual dos garotos de chifres através dos sarcófagos no enorme salão do castelo.
O enredo do jogo Ico têm pouquíssimas informações, abrindo vários leques para interpretações, e depois de jogarmos inúmeras vezes tanto Ico quanto Shadow of the Colossus, nos paramos para se perguntar:
- Por que o personagem Ico é considerado um "mau presságio" para a sua aldeia?
- Por que a Yorda não pode conviver com os humanos no mundo exterior?
- Por que a Rainha deseja obter a vida eterna?
É neste ponto que o jogadores teriam que encontrar alguma resposta para cada uma das perguntas formuladas, pois esta seria uma maneira para entender um pouco mais sobre a ideia a ser transmitida pelas obras de Fumito Ueda. Então, vamos lá:
Por que o personagem Ico é considerado um "mau presságio" para a sua aldeia?
A primeira impressão que se passa, é que Ico poderia ser considerado um mau presságio pelo simples motivo de ter chifres, isto é, de fazer parte da tribo amaldiçoada da raça chifruda, porém se analisarmos profundamente, dois dos três guerreiros que levam Ico até o castelo, também possuem chifres só que virados para trás, e se Ico fosse um mau presságio por causa do par de chifres, então esses dois guerreiros também deveriam ser considerados como maus presságios e deveriam ter sido levados para a Rainha quando eram crianças. Então poderíamos abrir uma outra hipótese relacionado ao primeiro descendente da raça chifruda. Através do símbolo desenhado no manto que o Ico usa, o primeiro descendente foi um xamã, e talvez, o motivo que explica do Ico ser uma espécie de mau presságio é justamente por ele ser um xamã.




Existe uma evidência no jogo Ico que pode comprovar que Ico é um xamã. A evidência é uma premonição, ou seja, uma visão de um acontecimento futuro. No começo do jogo, quando Ico está desacordado ao cair do sarcófago, ele tem uma visão que mostra um flashback de uma cena em que uma misteriosa sombra se apodera de Yorda dentro da gaiola, na qual, este acontecimento se torna realidade no final do jogo quando a Rainha passa o poder das sombras herdando para a Yorda como um recurso final.
Além da evidência dessa visão de Ico, em Shadow of the Colossus temos duas evidências de cada visão envolvendo Emon e Wander. No caso de Emon, as suas visões aparecem na abertura do jogo que fala sobre a misteriosa origem da Terra Proibida, enquanto Wander tem uma visão após ter derrotado o 8º colosso que mostra um flashback de uma cena da Mono despertando. Além disso, Wander tem o poder da autocura, que é uma das habilidades de um xamã, pois a barra de energia de Wander sinalizada de cor vermelha no jogo, recarrega automaticamente quando ele perde dano.

Por que a Yorda não pode conviver com os humanos no mundo exterior?
No jogo Ico, durante a cena da aparição da Rainha no momento em que Ico e Yorda tentam escapar do castelo pelo portão principal, além do confronto final com a Rainha, a Rainha diz ao Ico que a Yorda não pode conviver com os humanos fora do castelo. Em sua fala, a Rainha não explica o motivo da Yorda conviver lá fora, o que nos dá brecha para tentar encontrar inúmeras hipóteses para encontrar a resposta desta pergunta. Talvez uma hipótese provável seja porque a Yorda guarda dentro de si, um misterioso poder sagrado, na qual, este poder é a chave para abrir portas durante o jogo através de uma corrente elétrica, além de eliminar as criaturas de sombras que são servos da Rainha. Esta talvez seria a única explicação mais plausível, pois este mesmo poder também drena a energia vital dos garotos de chifres trancafiados em sarcófagos e transferidos para a Rainha aumentar o seu tempo de vida. Talvez os humanos, principalmente os xamãs mais ambiciosos, àqueles que fogem de suas obrigações de manter a paz na Terra, ficariam interessados no poder que a Yorda guarda dentro de si para usá-los ao seu bel-prazer, trazendo benefícios a si próprio, ao mesmo tempo que traria malefícios para a humanidade.
Além disso, o jogo Ico não explica em nenhum momento como a Yorda obteve esse misterioso poder de luz, na qual, esse mistério estaria aberto para interpretações. A única ideia que vem a cabeça é algum fato em Shadow of the Colossus que talvez estaria relacionado a esse poder luminoso, e o único fato é o portal de luz aberto na fonte de água no final do jogo que poderia possuir essa relação.



Por que a Rainha deseja obter a vida eterna?
Este é um dos questionamentos que pouquíssimos jogadores têm se perguntado. Poderíamos imaginar que a Rainha deseja viver eternamente para usufruir melhor da vida ou então dominar o mundo escravizando a humanidade. Mas ainda deve haver algum outro motivo que não possamos imaginar. Uma das teorias que circulam pela Internet sobre a Rainha, é que a personagem Mono de Shadow of the Colossus se tornou a Rainha do jogo Ico de maneira misteriosa, pela semelhança em que há nas suas fisionomias e talvez esse seja o motivo da Mono ter sido sacrificada e ser esse o seu destino amaldiçoado dito numa fala de Wander. Talvez o único motivo que possa explicar o seu desejo de viver eternamente, é a resposta da própria fala em que a Rainha diz ao Ico que a Yorda não pode sair do castelo, isto é, o objetivo da Rainha prolongar a sua vida eternamente, talvez seja proteger o misterioso poder de luz que a Yorda guarda dentro de si para que não caia em mãos erradas, além da Rainha possuir um sentimento de amor de mãe com a sua filha. Contudo, o que poderíamos imaginar que a Rainha passaria uma imagem de vilã do jogo, no fundo a nossa interpretação aos questionamentos em relação ao roteiro do jogo, pode nos passar uma imagem de que a Rainha esteja agindo para o bem da humanidade e de sua própria filha.
O GRANDE SEGREDO PODE SER REAL I ETAPA 1 I ETAPA 2 I ETAPA 3 I ETAPA 4 I ETAPA 5 I ETAPA 6 I ETAPA FINAL
FINAL SECRETO (COMO LIBERAR) I PISTAS DO MISTÉRIO (PARTE 1) I FINAL SECRETO (ROTEIRO) I MODO VERY HARD

Em seu canal no Youtube, Tchollo Ventura colocou um vídeo que é um antigo trailer da versão beta de Shadow of the Colossus, com imagens raras do site japonês kikizo.com. Dentre essas imagens raras, há uma cena em que aparece o colosso Roc, conhecido pelos jogadores brasileiros como o lendário Black Bird. Muitos jogadores acreditam que esse colosso é uma versão beta do 5º colosso apelidado pelos fãs de Avion. Porém, se o colosso Roc (Avus) é uma versão beta do Avion, por que Wander confronta com o colosso extra do trailer montado em Agro, e estando em terra firme, se o Avion é confrontado num lago e sem a presença de Agro?
Mais informações sobre o misterioso colosso Roc, vejam o vídeo publicado por Tchollo Ventura, á partir dos 1:55 onde aparece a criatura: https://www.youtube.com/watch?v=oRMi3GwuwVc
Os "Restos de Arquivos" no disco do jogo





