
Etapa 4: Desfiladeiro do Selo Rompido (Arena do 16º colosso)

No Desfiladeiro do Selo Rompido, há um lugar misterioso que é acessível utilizando o Paraquedas (Cloth of Desperation), sétimo item adquirido no Hard Time Attack.


A quarta etapa é a arena onde enfrentamos 16º colosso chamado Evis e apelidado pelos jogadores de Malus.
Antes de entrar no Desfiladeiro do Selo Rompido (Broken Seal), nos deparamos com uma mandala desconhecida onde pisamos encima para abrir o enorme portão. Quando abrimos o enorme portão rompendo uma parte do selo da Terra Proibida neste setor, podemos ver o tempo fluir melhor com uma ventania causada quando enfrentamos o último colosso, diferente de qualquer lugar da Terra Proibida, onde o tempo é parado por estar sempre calmo com um dia ensolarado.
Não tem nada secreto nesta área, exceto os 4 blocos de pedra que formam a segunda cruz no mapa. Mesmo assim, por ser uma área misteriosa do jogo e uma suposta peça do quebra-cabeça, isto nos dá uma ideia, de que o Grande Segredo possa estar relacionado ao procedimento a ser feito, que é necessário o uso do Paraquedas, já que usamos o Paraquedas para chegar neste setor.
O Símbolo da Estamina de Wander

Na etapa anterior do mistério, o jogo trouxe um enigma relacionado a quebrar algum ovo. Podemos observar, nas imagens acima, várias gravuras de círculos dentro de outros círculos dentro de um quadrado, indicando algo como evoluir a estamina até atingir um upgrade (evolução) no limite máximo, quando o círculo cor-de-rosa desaparece totalmente da tela do jogo. O enigma de "quebrar algum ovo" pode estar se referindo que a estamina de Wander é o ovo que só quebra quando a própria estamina aumenta de tamanho até desaparecer da tela. Portanto é necessário zerar várias vezes o game para conseguir esta proeza.
As Coluna da Entrada da Arena do 16º colosso


Na etapa anterior do mistério, havia um enigma envolvendo luz e sombra nas duas pontes. Podemos observar que as 4 colunas atrás da mandala, próximas do portão do último colosso, possuem luz e sombra. Isto é, nas duas imagens acima, as colunas que possuem sombras são a primeira, a segunda e a quarta, enquanto a terceira coluna é a única que está iluminada. Se apontarmos o Wander para a única coluna iluminada e verificarmos o mapa do jogo (apertando Start), a seta que indica a localização de Wander no mapa, apontará para a parte quebrada do ovo (representada pelo Templo do Sol, dentro da Arena do 8º colosso) como mostra na imagem abaixo.



Na entrada do enorme portão, atrás da mandala no solo, existem quatro colunas, como mostra na imagem acima.
Nas imagem acimas, podemos notar que cada coluna possui duas divisas. Cada divisa mostra dois símbolos.
Na divisa acima da coluna (imagem acima à esquerda), têm dois símbolos referentes a Arena do 1º colosso e a Arena do 16º colosso. A ideia que o jogo passa, é que é necessário zerar várias vezes o game, derrotando desde o primeiro colosso até o último colosso, liberando várias vezes o Final Comum, com o objetivo de evoluir a estamina até atingir o seu upgrade máximo.
Na divisa abaixo da coluna (imagem acima à direita), têm dois símbolos referentes a Arena do 11º colosso e a Arena do 15º colosso. Isto significa, que há um procedimento a ser feito para liberar um suposto Final Secreto, na qual, essas duas arenas estão bastante envolvidas?

O GRANDE SEGREDO PODE SER REAL I ETAPA 1 I ETAPA 2 I ETAPA 3 I ETAPA 4 I ETAPA 5 I ETAPA 6 I ETAPA FINAL
FINAL SECRETO (COMO LIBERAR) I PISTAS DO MISTÉRIO (PARTE 1) I FINAL SECRETO (ROTEIRO) I MODO VERY HARD

O que é o Modo Remanescência?
É um modo que enfrentamos os colossus que já foram derrotados, como uma espécie de lembrança. É como se enfrentássemos a alma desses colossos eternamente em seus planos astrais. Esta modalidade está dentro dos modos Normal e Hard, sendo acessível quando apertamos o botão O (bola) na carcaça de algum colosso morto, abaixo de uma "coluna de luz" que substitui as nuvens que cobrem o mapa, no local do colosso derrotado.
O Modo Remanescência é inútil no jogo, pois não adquirimos nada de item ou destravamos algum extra do jogo. Porém, a existência desta modalidade pode revelar algo misterioso que conclui o raciocínio deste enorme quebra-cabeça.

Na capa americana (versão NTSC U/C), está escrito uma mensagem subliminar, na parte de trás da capa (na imagem acima):
"SOME MOUNTAINS ARE SCALED, OTHERS ARE SLAINS"
A mensagem traduzida diz: "ALGUMAS MONTANHAS SÃO ESCALÁVEIS, OUTRAS SÃO DESTRUÍDAS". As "montanhas escaláveis" pode estar se referindo aos colossos vivos que enfrentamos no jogo, enquanto as "montanhas destruídas" podem se referir aos colossos mortos que enfrentamos no Modo Remanescência.
Existe uma mensagem bastante oculta e enigmática que o Modo Remanescência transmite aos jogadores, na qual, pode ser a peça mais importante do quebra-cabeça. Para entender a lógica desta modalidade, devemos formular as seguintes perguntas:
- Quantos colossos são enfrentados no jogo? 16 colossos.
- Qual é o último colosso que enfrentamos no jogo? O 16º colosso.
- Quantos colossos são enfrentados no Modo Remanescência? 15 colossos.
- Qual é o único colosso que não enfrentamos no Modo Remanescência? O 16º colosso, que é o último colosso do jogo.
E qual é a mensagem oculta que o Modo Remanescência pode estar transmitindo aos jogadores?
Para liberarmos o Final Secreto, devemos evitar o confronto com o último colosso.
- Qual é o último colosso que enfrentamos no Modo Remanescência? O 15º colosso, que é o penúltimo colosso do jogo.
Isto significa que, senão podemos habilitar o Final Secreto depois de derrotar o último colosso, porque não podemos confrontá-lo, então o Final Secreto é liberado depois de derrotar o penúltimo colosso (15º colosso) na Fortaleza do Deserto (Desert Fortress), pois, sempre que derrotamos o último colosso, sempre irá liberar o mesmo final que estamos acostumados a fazer.
Isto é, se derrotamos 15 colossos no Modo Remanescência, então temos que derrotar 15 colossos para habilitar o Final Secreto. Se enfrentamos o 15º colosso como o último colosso no Modo Remanescência, então temos que enfrentar o 15º colosso como o "último colosso do jogo" para liberar o Final Secreto. Outro detalhe interessante, é que a cada colosso derrotado, aparece o número de colossos derrotados assim que salvamos o jogo, após a morte do colosso. Quando o 16º colosso é derrotado, depois de zerar o game, não aparece 16 colossos derrotados quando o jogo é salvo, pois o limite vai até 15 colossos. Então, quando salvamos o jogo para começar um novo game, de 15 colossos derrotados, aparece 0 colossos no save, ao invés de aparecer 16 colossos derrotados. E mais um detalhe interessante, é que o ídolo do 16º colosso é o último da fileira do corredor, à esquerda do altar da Mono, enquanto o ídolo do 15º colosso é o último da fileira do corredor, à direita do altar da Mono. Por serem os últimos ídolos de cada fileira, cada um libera ou pode liberar um tipo de final. O 16º colosso libera o Final Comum, enquanto o 15º colosso pode liberar o suposto Final Secreto.
Contudo devemos ir para a próxima etapa que é a Arena do 15º colosso.
Na imagem acima, a seta do mapa apontou para a parte quebrada do ovo (representada pelo Templo do Sol na Arena do 8º colosso). Isto é, a parte quebrada do ovo representa o Grande Segredo e o ovo (representado pela Arena do 8º colosso) é o local onde guarda o Grande Segredo.
Contudo, o enigma das 4 colunas envolvia uma "coluna de luz", na qual, isto nos leva para o Modo Remanescência (Reminiscence Mode).
Modo Remanescência







