
Etapa 3: Templo do Sol - Coliseu do Oásis (Arena do 8º colosso)

A terceira etapa é a arena onde enfretamos o 8º colosso chamado Gecko e apelidado pelos jogadores de Kuromori.
Assim que entramos na Arena do 8º colosso que é o Coliseu do Oásis, mais especificamente no Templo do Sol, nos deparamos com uma mandala que pode ser a do Sol (na imagem abaixo) atrás dos pilares de fogo, pois o local traz referência à luz, por causa da enorme intensidade de luminosidade solar emitida no oásis.




Contudo, mais uma vez falhamos miseravelmente, pois a qualquer momento do jogo que é feito este procedimento, nada acontece como de costume. Ou seja, é provável que o mistério relacionado a fênix seje um equívoco, e que o esboço da ave no mapa indique uma outra ave.
Então, o que essa rocha em forma de ovo possa indicar?
Esta etapa do mistério menciona sobre as pontes de luz e sombra. A rocha em forma de ovo está a frente da ponte de "sombra". Existe uma enorme rocha em forma de ovo, semelhante a esta, localizada próxima da ponte que desmorona na Arena do 16º colosso, na qual, isto nos leva para uma quarta etapa do mistério onde pode haver mais enigmas a serem revelados lá. Além disso, a Mensagem Ocultada através do Céu ainda indica que há um mistério relacionado a "quebrar algum ovo".
As pontes de "luz" e "sombra" na estrutura indicam as duas pontes do jogo que estão litografadas os 8 blocos de pedra (4 em cada ponte). A ponte de luz se refere a enorme ponte (do começo do jogo) que interliga a Fenda do Vento e o Santuário da Adoração. A ponte de sombra é a ponte que desmorona no Desfiladeiro do Selo Rompido (Arena do 16º colosso), ou seja, é àquela ponte onde a égua Agro cai, antes do confronto com o último colosso.
Existe um enigma envolvendo luz e sombra sobre essas duas pontes e que pode nos levar para dois tipos de finais do jogo. A "ponte de sombra" referente a ponte que desmorona na Arena do 16º colosso, nos leva diretamente para um suposto "falso final", ou seja, o Final Comum que nós jogadores estamos habituados a fazer. Enquanto, a "ponte de luz" referente a enorme ponte que liga a Fenda do Vento e o Santuário da Adoração, poderia nos levar indiretamente para o "verdadeiro final", ou seja, o Final Secreto que nós jogadores não temos o conhecimento sobre sua existência.
No Templo do Sol, há uma estrutura em frente aos dois pilares de fogo onde estão litografadas três gravuras das três coisas referentes as mensagens ocultas: Sangue, Brotos Jovens e Céu.
Na terceira frase: Sangue, brotos jovens, céu - E aquele com a capacidade de controlar seres criados a partir da luz...
Quem é "aquele" que tem a capacidade de controlar seres criados a partir da luz, à quem Lorde Emon se refere?
Na abertura do jogo, o Lorde Emon se refere ao "xamã". O xamã é o elo entre o homem e o divino, sendo uma ponte entre o mundo espiritual e o mundo carnal. O seu trabalho é guiar o seu povo e ajuda-los na cura de sua natureza interior, curando a natureza exterior. Assim como os outros sensitivos, não podemos nos tornar xamã. Segundo a teoria, o xamã é um escolhido dos deuses nesta terra, sendo então um dom intransferível e inegável. Negar o seu caminho é negar a sua vida e ser condenado a uma pobreza espiritual e um vazio extremo.
O xamã, é o sustentador do conhecimento que envolve as práticas xamânicas, dentro de uma tradição. Existem diversos tipos de xamãs: xamã curandeiro, que trabalha com as ervas e as plantas de poder, no intuito de exorcizar espíritos e purificar seus pacientes; o xamã feiticeiro, que atua através da influência de espíritos para realizar seus trabalhos; o xamã sacerdote, que realiza cerimônias auspiciosas, casamentos, batismos e cerimônias fúnebres; entre vários outros tipos de xamãs.
Os poderes especiais do xamã são inerentes a uma pessoa desde o nascimento, caso em que terão de ser trazidos à luz; ou então a pessoa possuirá uma predisposição ou o potencial para vir a ser xamã, e deverá adquirir o poder de qualquer modo. Os dois estados não são sempre claramente diferenciáveis. Antigamente, quando se reconhecia em uma criança (geralmente menino) capacidades para ser um futuro xamã, havia uma consagração e dava-se início a um treino que durava muitos anos.
Após a pessoa aceitar o chamado para se tornar um xamã, deve procurar um mestre xamã para lhes ensinar e iniciar, isso exige vários anos de estudo e dedicação. Sua escola será a natureza, onde aprende com as plantas, as pedras, os animais, com os elementos ar, fogo, água e terra. Os costumes e crenças de seus ancestrais são aspectos de muita importância no desenvolvimento do xamã, e servem para influenciar na aceitação de sua guiança, proteção e ancestralidade. O xamã desenvolve através de seus estudos e iniciações, habilidades sobrenaturais, que permitem desenvolver o contato com deuses e seres de outras dimensões energéticas, de onde recebe orientações superiores e capacidade de predizer acontecimentos futuros.
Em Shadow of the Colossus, na "suposta" parte mais obscura da história do jogo, Wander pode ter sido o humano que foi destinado a ser um xamã, e que pode ter iniciado os ensinamentos de seu mestre xamã, que pode ser o Lorde Emon. Contudo, nós jogadores precisaríamos usar as nossas mentes para pensarmos como um xamã ocupando o papel de Wander, com o objetivo de tentarmos decifrar os enigmas que estão espalhadas pelo jogo e tentar descobrir um possível Grande Segredo.
As Pontes de Luz e Sombra


Para desvendar este mistério do suposto Final Secreto, vamos relembrar o enigma que envolvia uma ave e um ovo. Os 8 blocos de pedra formaram duas cruzes no mapa, e segundo a Mensagem Ocultada através do Céu, existe um mistério relacionado a um ovo para ser quebrado, além de uma ave. Atrás de um dos pilares de fogo, há uma rocha em forma de ovo, como mostra na imagem acima.
Esta rocha em forma de ovo lembra o "ovo de mirra" trazendo referência sobre a lenda da fênix (phoenix) que é uma ave da mitologia grega que entrava em auto-combustão quando morria, e passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Conta-se que das cinzas erguia-se então uma nova fênix, que colocava os restos de cinzas da sua progenitora num ovo de mirra e voava com ele à cidade egípcia de Heliópolis, onde os colocava no Altar do Sol (isto é, o Templo do Sol é também uma referência do Altar do Sol).
Phoenix - O suposto colosso excluído do jogo

Muitos jogadores, principalmente os mais aficcionados por Shadow of the Colossus, sabem que na produção inicial do jogo, havia sido planejado 48 colossos para serem confrontados no jogo, porém como a memória do disco não comportaria este número, foi reduzido pela metade, ou seja, 24 colossos foram planejados na produção final, enquanto os outros 24 foram excluídos. Contudo, apenas 16 colossos foram escolhidos para estarem na missão principal da jornada de Wander para ressuscitar a Mono, enquanto os outros 8 colossos não se sabe ao certo que fim os levaram na produção final, porém muitos jogadores acreditam que esses colossos foram excluídos do jogo e outros jogadores acreditam que esses colossos estão escondidos no jogo, sendo considerados os colossos extras.
Um dos supostos "colossos excluídos" se chama Phoenix e é apelidado pelos jogadores de Adar Flam. Isto é, este colosso (na imagem acima) poderia estar relacionado com o esboço do desenho da ave no mapa do jogo, podendo indicar uma lendária fênix que possa ser ressurgida das cinzas. Mas onde poderia haver restos de cinzas de uma antiga fênix? Dentro da rocha em forma de ovo, por causa das cinzas que são guardadas dentro do ovo de mirra. Poderíamos usar a Flecha Explosiva (Flash Arrows), oitavo item adquirido no Normal Time Attack, para explodir a rocha em forma de ovo, ou então, poderíamos acertar uma flecha explosiva no pilar de fogo, em frente a rocha, para que o pilar quebre com o impacto da explosão e seja derrubada sobre rocha, quebrando-a durante a queda, e talvez o Grande Segredo seje revelado e a fênix ressurgiria das cinzas, quando a chama da ponta do pilar queimasse os restos de cinzas guardados dentro da rocha.
O GRANDE SEGREDO PODE SER REAL I ETAPA 1 I ETAPA 2 I ETAPA 3 I ETAPA 4 I ETAPA 5 I ETAPA 6 I ETAPA FINAL
FINAL SECRETO (COMO LIBERAR) I PISTAS DO MISTÉRIO (PARTE 1) I FINAL SECRETO (ROTEIRO) I MODO VERY HARD
A Mensagem Ocultada através dos Brotos Jovens nos trouxe até aqui, apontando para um arco-íris iluminado. As lendas sobre arco-íris dizem que há um tesouro guardado no final de um arco-íris, e além das três gravuras relacionadas as três coisas ditas por Emon na abertura do jogo serem um dos tesouros, podemos observar que a estrutura (em frente aos pilares de fogo) possui duas pontes em cada lado: a ponte de "sombra", no lado esquerdo e a ponte de "luz" no lado direito (á partir da entrada do Templo do Sol), como podemos observar nas imagens acima e abaixo.






