top of page

Etapa 1: O Jardim Secreto e a Fenda do Vento - Santuário da Adoração

A etapa inicial do mistério começa no Santuário da Adoração (Shrine of Worship), por ser uma misteriosa construção que atrai muitas atenções e está localizada no centro da Terra Proibida (Forbidden Land) onde começa a jornada de Wander, e principalmente por guardar o Jardim Secreto (Secret Garden), um misterioso lugar acessível que não faz parte da missão principal (de derrotar os 16 colossos). Para acessar esta área, é necessário que a estamina, sinalizada pelo círculo cor-de-rosa, esteja do tamanho o suficiente para escalar os musgos da lateral do Santuário da Adoração, abaixo da enorme ponte. Para evoluir a estamina é necessário coletar as caudas brancas matando os lagartos ou derrotando cada colosso. Nas versões do PS2, o jogador pode escalar os musgos através dos pulos diagonais (segure o botão de pulo, aponte o direcional do analógico esquerdo na diagonal acima-esquerda ou acima-direita, depois disso, solte o botão de pulo), na qual, economiza ao gastar a estamina. Porém, nas versões remasterizadas do PS3 não é possível efetuar esses pulos diagonais, pois esta execução não existe por ter sido considerado como uma espécie de bug.  

 

Ao entrar no Jardim Secreto, a primeira coisa que todo jogador nota, são as frutas que diminuem tanto a barra de energia quanto a estamina de Wander. Por este motivo, as frutas do Jardim Secreto foram denominadas pelos jogadores como "frutos proibidos", por causa da referência bíblica que o Jardim Secreto possui com o Jardim do Éden e as frutas do Jardim Secreto possui com o fruto proibido, a maçã que Eva experimentou. A ideia que este quebra-cabeça passa na mente dos jogadores, é reduzir a barra de energia até atingir um downgrade (desevolução) ao máximo, antes de confrontar o último colosso, para que, no final do jogo, a morte de Dormin seja facilitada, quando o Lorde Emon ordena que seus guardas atirarem várias flechas em direção a criatura que se apodera do corpo de Wander. Porém, o resultado que muitos esperam é que algum Final Alternativo possa ser liberado, mas quando Dormin perde toda a sua energia, nada acontece, pois a besta Dormin não pode morrer na base de flechadas, como mostra no vídeo abaixo feito por mim:

Apenas Emon sabe que a única maneira de derrotar Dormin, é purificando a sua parte física, abrindo um portal de luz na fonte de água, localizada bem próxima da escada em espiral, quando Emon arremessa a Espada Sagrada (Ancient Sword) estando na beira da escada.

 

Conclusão, podemos perceber que este enigma serviu de alerta para observarmos aquilo que menos percebemos e os frutos proibidos do Jardim Secreto foi um dos quebra-cabeças que mais prestamos a atenção e nos trouxeram em um beco sem saída, mas com o intuito de abrirmos nossas mentes. Porém, nota-se que os frutos proibidos revelam uma suposta mensagem oculta, na qual, há um mistério relacionado a "tentar um suicídio", pois quando comemos os frutos ou quando controlamos Dormin para matá-lo na base de flechadas, significa que o jogo transmitiu a ideia de que o Grande Segredo está relacionado a "arriscar a vida".

Ao sairmos do Jardim Secreto, escolhemos como alternativa, atravessar a enorme ponte, que no final do percurso tem a Fenda do Vento bloqueada por uma força eólica. Isto é, a Terra Proibida é selada por todos os cantos por esta força, ou seja, todos aqueles que entram nesta ilha, não podem sair mais. Por enquanto, não se sabe realmente como foi selado essas terras, mas assim que Dormin é sugado no portal de luz, a enorme ponte se autodestrói e o vento que selava a passagem da fenda, é removido, liberando a passagem para Emon e seus guardas.

 

Contudo, a Fenda do Vento é outro beco sem saída. Tudo parecia que não havia mais esperança na busca por algum segredo, até que o jogador Ascadia-PSU havia notado os símbolos marcados nos 4 blocos de pedra, que se repetem continuamente na enorme ponte, além de ter alguns blocos no Jardim Secreto. Então, ele decidiu investigar esses blocos, e após a sua possível descoberta fascinante, Ascadia-PSU resolveu criar um tópico no mais famoso fórum da Sony Playstation que causou uma enorme repercussão e rendeu milhares de postagem, abrindo caminho para mais inúmeras teorias.

 

Teoria dos Pontos de Intersecção

Créditos: Ascadia-PSU

Em meados de 2007, Ascadia-PSU criou o tópico Quest for the Last Big Secret (Em busca do Último Grande Segredo) no fórum da Sony (http://community.us.playstation.com/t5/Shadow-of-the-Colossus-PS2/Quest-for-the-Last-Big-Secret-Mysteries-of-SotC/td-p/20178777) que gerou uma enorme repercussão sobre um possível segredo que poderia ser desencadeado á partir de sua teoria.

 

No que consiste a Teoria dos Pontos de Intersecção?

Durante a abertura do jogo, Emon introduz uma misteriosa fala sobre a origem da Terra Proibida:

 

"Esse lugar... começou a partir da ressonância dos pontos de intersecção...

Eles são memórias substituídas por ens e nada e marcados em pedra.

Sangue, brotos jovens, céu - E aquele com a capacidade de controlar seres criados a partir da luz...

Nesse mundo, diz-se que quando se deseja, é possível trazer de volta as almas dos mortos...

Mas entrar sobre aquela terra é estritamente proibido..."

 

Ascadia-PSU notou que os desenhos nos 4 blocos de pedra representam lugares vistos do céu.

 

Bloco 1 - Lago Relíquia (Arena do 7º colosso)

Bloco 2 - Fenda do Vento

Bloco 3 - Fortaleza do Deserto (Arena do 15º colosso)

Bloco 4 - Entrada do Santuário da Adoração

Então, usamos o mapa para posicionar os 4 blocos de pedra em seus locais identificados:

Á partir das frases dita na fala de Emon:

 

"Esse lugar... começou a partir da ressonância dos pontos de intersecção...

Eles são memórias substituídas por ens e nada e marcados em pedra."

 

Os blocos de pedra podem corresponder qualquer coisa e nisso Ascadia-PSU notou que ao interligar os blocos de pedra, formavam uma cruz no mapa e o centro desta cruz nos leva para o Abismo da Chama (Arena do 11º colosso), ou seja, uma segunda etapa do mistério.

bottom of page