top of page

Como habilitar o suposto Final Secreto

Para habilitar o suposto Final Secreto, é necessário abrir a porta da Arena do 15º colosso antes de enfrentar Argus (Minotaur C). Mas para isso, será necessário se pendurar numa das aves que voam dentro da enorme cratera (Arena do 11º colosso) para "perder tempo" na história do jogo, evitando o confronto com o último colosso ao percorrer uma suposta trilha guardada na Região Leste das áreas inacessíveis do mapa coberto por nuvens. O terrível procedimento deverá "supostamente" ser feito nos intervalos do 14º colosso e 15º colosso, onde começa na Arena do 11º colosso e termina na Arena do 15º colosso.

 

O Procedimento Absurdamente Insano

Dica 1: O suposto Final Secreto só pode ser liberado no modo Hard e exige, inicialmente, os seguintes requesitos:

 

- Complete o Final Comum no modo Normal para liberar o modo Hard, zerando uma vez.

- Complete o Final Comum no modo Hard para liberar o Hard Time Attack, zerando uma vez.

- Derrote 14 colossos no Hard Time Attack para adquirir o Paraquedas (Cloth of Desperation).

 

Dica 2: Atinja o nível máximo da estamina, até o círculo cor-de-rosa desaparecer totalmente da tela do jogo. Recomedações:

 

- No primeiro gameplay do modo Hard, complete o jogo apenas derrotando os 16 colossus.

- No segundo gameplay do modo Hard, complete o jogo derrotando os 16 colossos e matando 77 lagartos de caudas brancas, obtendo suas caudas, assim que estiver com o Radar dos Lagartos (Lizard Detection Stone), quinto item adquirido no Hard Time Attack, pois facilita a busca para encontrar os lagartos. 

- No terceiro gameplay do modo Hard, repita o mesmo procedimento do segundo gameplay, derrotando os 16 colossos e matando os 77 lagartos de caudas brancas, obtendo suas caudas.

- No quarto gameplay do modo Hard, apenas derrote os 14 colossos e vá até o local do procedimento tentar liberar o Final Secreto.

- Ou se preferir não caçar lagartos, zere inúmeras vezes o jogo no modo Hard apenas derrotando colossos.

Dica 3: Antes de enfrentar o penúltimo colosso (15º colosso), vá até a cratera, localizada na Arena do 11º colosso, especificamente no quadrante F1 do mapa. Faça os seguintes procedimentos:

 

- Em torno da enorme cratera, encontre uma árvore seca (semelhante a Árvore Colossal), onde há também vários rebentos (folhinhas verdes) ao redor, além de uma planta seca.

- Aviste as aves voarem no meio da cratera. Certifique-se que o Paraquedas (Cloth of Desperation) esteja ativado no menu "item", na tela do mapa.

- As aves voam em algumas trajetórias pré-determinadas. Algumas vezes, as aves irão voar em círculos (dando 4 voltas), próximos da estrutura da enorme ponte. Neste caso, é necessário aguardar a chegada das aves até o local do procedimento.

- Presencie a aproximação das aves, quando elas poderão vir pela lateral ou a sua frente, no local onde aguarda a chegada do bando.

- Ao se aproximarem do local do procedimento, focalize alguma ave que deseja agarrar, de preferência, a ave que se aproximar mais ainda do penhasco, onde Wander aguarda.

- Salte do penhasco e tente se pendurar na ave, antes do Paraquedas abrir (apertando o botão R1 numa única vez).

- Caso não consiga se pendurar numa ave, repita o procedimento. Siga nadando pelo lago, suba as escadas de terra e caminhe contornando pelo lado direito até retornar para o local do procedimento onde está a árvore seca e seus rebentos.

 

Em caso de dúvida, assista o vídeo abaixo que foi feito por mim:

No final da passagem secreta, poderá haver um antigo elevador em forma de gaiola sustentado por cabos que são entrelaçados por engrenagens soldadas por debaixo da misteriosa porta da Arena do 15º colosso, como mostra na imagem meramente ilustrada acima. Ao entrar no elevador, a misteriosa porta de pedra da fortaleza poderá ser acionada para cima e ativar as engrenagens que poderão puxar os cabos erguendo o elevador no lugar da própria porta de pedra. Depois disso, salve o jogo no ponto de salvar próximo da arena (Desert Fortress) e enfrente o 15º colosso. Após derrotá-lo, o Final Secreto poderá ser automaticamente liberado.

 

Finalmente, será que o caso insolucionável de Shadow of the Colossus foi resolvido?

ATENÇÃO: O procedimento deve ser feito corretamente, pois ao conseguir a façanha de se pendurar numa ave, existe uma possibilidade de uma cena do jogo (cutscene) ser liberada, se caso o Paraquedas (Cloth of Desperation) estiver ativado no menu "item" e se a estamina estiver evoluída até o nível máximo. Caso contrário, o procedimento poderá estar sendo feito de forma incorreta. Isto é, se o jogador se pendurar em alguma ave sem ter ativado o Paraquedas no menu "item", e usá-lo somente para suavizar a queda ao se aproximar do solo (apertando Start e ativá-lo durante a queda ao fracassar para se pendurar numa ave), ou a estamina não atingir 100% de sua evolução, a cena do jogo (cutscene) poderá não ser liberada e ocasionará uma anomalia em que Wander se soltará imediatamente da ave e ficará com o corpo travado, sem poder abrir o Paraquedas (ao ativá-lo durante a queda), além de trocar automaticamente qualquer armamento selecionado para a Espada Sagrada (Ancient Sword), no quadradinho dos armamentos, resultando numa situação em que Wander fincará a espada para o solo (movimento quando se aperta R1 +  botão quadrado, durante o salto). Por outro lado, se o procedimento for realizado fora dos intervalos do 14º colosso e 15º colosso, ao se pendurar numa ave, o Wander se soltará imediamente da ave, em menos de um segundo, pois ele não consegue se manter agarrado nessas aves por muito tempo, e não ocorrerá a tal anomalia que ocorre nesses intervalos.

 

Por que o procedimento não está dando certo?

O INFERNO poderá começar aqui: O que parece ser simples e fácil, pode ser na verdade "EXTREMAMENTE INSANO". O procedimento para liberar o suposto Final Secreto é terrivelmente mais complicado do que se imaginava. Este procedimento é tão cruel que o jogador poderá levar dias, semanas, meses, anos ou até nunca, para se pendurar em alguma ave e existir a possibilidade de liberar uma cena, pois exige muita habilidade e precisão do jogador, além de contar com a sorte, senão o procedimento poderá ser realizado milhares de vezes. 

 

Este procedimento pode ser a coisa mais difícil que já existiu na história dos games, ou podemos dizer, a coisa mais impossível de se liberar. Isso porquê, o modelo dessas aves é totalmente diferente dos modelos de aves que têm espalhados pelo jogo. A diferença é que essas aves do quadrante F1 do mapa são duríssimos de se agarrar, enquanto as outras aves espalhadas pelo jogo são flexíveis. Esse grupo de aves localizado no quadrante F1, foi programado para agarrá-los quando o botão R1 for apertado no momento exato em que a mão esquerda do Wander toca na parte superior da cauda, ou seja, não há como segurar o botão R1 antes, e esperar que o Wander vá agarrá-la automaticamente, diferente das aves espalhadas pelo jogo que são facilmente agarráveis quando o botão R1 é segurado antes, resultando numa atração (como um imã) entre o corpo de Wander e essas aves. Além disso, não existe um método específico para realizar o procedimento. Isto é, o "Método Clássico" que eu uso acima no vídeo (e que tenho usado há anos) pode ser ou pode não ser o método correto, pois é muito difícil compreender qual é o melhor e o verdadeiro método para se pendurar neste modelo de aves. Então eu selecionei abaixo alguns métodos que eu venho usando até hoje:

 

- Método Clássico: Este é o método que eu mais uso e é o que usei acima no vídeo. O método consiste em se jogar do penhasco e se pendurar numa ave antes do Paraquedas abrir, pois o botão R1 possui simultaneamente duas funções. A primeira é a função de agarrar aves e outros elementos do jogo e a segunda é a função de abrir o Paraquedas.

 

- Método Convencional: Este é o método que eu menos uso. O método consiste em se jogar do penhasco e se lançar no meio do bando de aves abrindo o Paraquedas e mantendo-o aberto apertando o botão O (bola) e logo em seguida, tem que ficar apertando várias vezes o botão R1 para tentar se pendurar numa ave quando a mão esquerda tocar na parte da cauda. O mais interessante desse método é o de dar a impressão dele ser o método correto, pois o jogo possui dois botões para abrir o Paraquedas, sendo que o botão R1 tem dupla função e o botão O (bola) tem a função de abrir o Paraquedas, mas não tem a função de agarrar coisas no jogo.

 

- Método Enigmático: É o método que dá a impressão de estar indicando num "suposto" mapa do Paraquedas. Observe: 

Isto é, as ícones do arco-íris e do 16º colosso podem ter aparecidas no mapa em lugares incorretos, ao invés da ícone do arco-íris aparecer no quadrante I2 (onde se localiza o The Dam) e a ícone do 16º colosso aparecer no quadrante F8 (onde se enfrenta o último colosso).

 

Voltando ao local onde a ave deixa o Wander, após Wander se soltar da ave, a ave retorna para o seu lugar de origem (na Arena do 11º colosso), enquanto Wander começa a trajetória para "perder tempo" na história do jogo. Basta apenas o jogador controlar Wander, seguindo em frente passando por debaixo do aqueduto da barragem (como mostra a imagem abaixo).

A ave poderá deixar Wander em um local onde há uma estrutura em forma de arco-íris com tijolinhos alaranjados (como mostra na imagem acima). Após a cena, uma nova ícone poderá aparecer no mapa correspondendo a estrutura em forma de arco-íris, como o ponto inicial de uma nova jornada.

 

A HISTÓRIA DE NOVAS ÍCONES QUE APARECERAM NO JOGO

A história começa quando um grupo de jogadores brasileiros, há muito tempo atrás, gravaram um vídeo no youtube que mostravam esses jogadores usando o Codebreaker para vasculhar os mistérios do jogo, e sem querer, numa determinada ocasião do jogo, eles apertaram Start e apareceu a ícone de um colosso na Região Leste das áreas inacessíveis do mapa (como mostra na imagem acima à esquerda). Muitos especularam que podia ser a ícone de um misterioso 17º colosso, outros diziam ser a ícone do lendário "Black Bird", outros falavam ser a ícone de um dos colossos extras, outros diziam ser a de Dormin, porém a teoria mais plausível é que essa ícone seja a do 16º colosso, segundo alguns jogadores como Nomad Colossus e segundo a relação que possui com a "Nova Teoria". 

Após esta descoberta um tanto incrível, o jogador Tchollo Ventura, sabendo disso, usou o código que aumenta para 24 colossus derrotados e pela surpresa apareceram duas ícones no mapa. A ícone que aparenta ser a de um "arco-íris" no centro do mapa e a ícone que aparenta ser a do 16º colosso na Região Leste Inacessível. O vídeo de sua observação: https://www.youtube.com/watch?v=JITweFc2srY&index=12&list=PLark0ly8nAGzkPTAAEGys9JAp9zBIelJr

 

Seguindo com a "Nova Teoria", a ícone do mapa que se assemelha a um arco-íris é semelhante com a estrutura de arco-íris do Dam.

Num de seus vídeos, o jogador Tchollo Ventura havia hackeado a passagem secreta abaixo da Arena do 15º colosso, encontrando uma suposta trilha secreta. O vídeo de sua observação: https://www.youtube.com/watch?v=bGJaiaH9VY8

O jogador deverá seguir uma longa trilha, fazendo todo o percurso pela Região Leste Inacessível. Durante o percurso, podem haver lugares que já foram vistos antes no jogo, por exemplo, o outro lado da floresta próximo da Arena do 12º colosso, ou até uma passada encima da ponte no local onde se enfrenta o 12º colosso. No final da trajetória, poderá existir um caminho a ser percorrido que acabará numa passagem secreta, debaixo da Fortaleza do Deserto (Arena do 15º colosso), mostrado nas imagens abaixo:

O CÉU poderá começar aqui: Enfim, se o procedimento der certo, ao conseguir a enorme façanha de agarrar alguma ave nos intervalos de 14º colosso e 15º colosso, com o Paraquedas ativado no menu "item" e com a estamina evoluída no seu nível máximo, existe uma possibilidade do jogo automaticamente liberar uma cena (cutscene) que poderá mostrar a ave que foi agarrada tirando Wander da enorme cratera e levando-o para uma barragem (The Dam), localizado na Região Leste das áreas inacessíveis do mapa, numa longa viagem, na qual, a ave sobrevoará também a Arena do 15º colosso passando por uma das falhas do selo da Terra Proibida, onde o vento pode ter menos intensidade.

 

A barragem localizada na Região Leste Inacessível foi uma incrível descoberta em 2009 pelo jogador Pikol Uploaded através de hackeamento ao usar um glitch do Paraquedas que só pode ser feito por meio de Codebreaker no emulador do jogo. O vídeo de sua descoberta: https://www.youtube.com/watch?v=75R1g9zZfU0

Na imagem acima, o existe um mapa desenhado no Pano do Desespero. A imagem não é muito nítido, mas parece ser um mapa da Arena do 11º colosso para realizar o procedimento do suposto Final Secreto. Nas partes do mapa onde têm formatos de letras "L" pintadas de marrom, existem dois símbolos em formas de letras "X" desenhados dentro dos "L". Os símbolos em formas de X podem se referir ao Paraquedas, pois quando o Paraquedas abre, as cordas que sustentam o corpo do Wander abrem e formam uma letra X ao ser visto o Paraquedas de um ângulo aéreo. Além disso, as letras "L" podem indicar as aves marrons que quando se aproximam do local do procedimento fazem uma curva em forma de letra L. Isto é, o procedimento indicado no mapa do Paraquedas é que é para se jogar no meio do bando abrindo o Paraquedas que está sendo indicado na letra X dentro de um quadrado rosa, e para se pendurar numa ave apertando o botão R1 durante o fechamento do Paraquedas, quando o tecido é dobrado, pois a outra letra X aparece dentro de um quadrado de cor marrom, ou seja, este símbolo está transparente dando a entender que é para fechar o Paraquedas. Além disso, na abertura do jogo, quando o Wander retira o Pano do Desespero que cobria o cadáver da Mono arremessando-o pra trás, antes do pano desaparecer, o tecido se amassa no piso. É como se este fato fosse uma suposta dica para tentar se pendurar nas aves com o tecido do Paraquedas se amassando no ar.

 

Como não há um método específico, o remédio é tentar os três métodos revezando entre um e outro no decorrer do tempo.

 

Para finalizar, essas aves do quadrante F1 são tão terríveis de se agarrar, que nem mesmo os jogadores hackers conseguem agarrá-las usando os seus truques. Ou seja, praticamente todos os jogadores hackers chegarão numa única conclusão de que essas aves não possuem colisão, isto é, são elementos fantasmagóricos do jogo, que são atravessáveis, na qual seriam considerados apenas enfeites. Porém, o que comprova que essas aves possuem colisão ("uma péssima colisão"), é que além delas serem dificilmente agarráveis (que podem ocasionar uma anomalia nos intervalos do 14º colosso e 15º colosso), elas podem morrer na base da espadada (basta saltar e atacar alguma espada sobre o corpo de alguma ave), na qual, isto resultará na queda dessa ave atingida, enquanto o restante do bando ficarão voando, dando infinitas voltas próximas das sustenções da enorme ponte, porém, ao se afastar da cratera, a ave morta será automaticamente ressuscitada pelo jogo e estará voando junto com o bando novamente, normalizando as trajetórias próximas do penhasco, no local do procedimento. Eu falo isso por experiência própria, pois eu mesmo testei essas aves, e já agarrei algumas dessas aves, pouquíssimas vezes, com muito sofrimento. Porém eu nunca consegui agarrá-las com o Paraquedas ativado no menu "item", somente com o Paraquedas desativado.

 

No vídeo abaixo gravado por mim, eu mostro uma evidência que comprova que essas aves possuem colisão, na qual, a ave morre ao ser atingida pela espada aos 2 minutos e 35 segundos no vídeo.

bottom of page